O Alto Tietê deverá receber mais um atrativo para os moradores e turistas. Para homenagear as personalidades importantes que nasceram na região, um projeto de lei que instalará uma "Calçada da Fama de Suzano" foi aprovado pela câmara. A ideia que foi levada ao Parlamento pelo vereador Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei, foi proposto por Oscar Oliveira, conhecido por ter desenvolvido o futetênis, um mistura de tênis com futebol em que ficam dois ou um jogador de cada lado de uma quadra de tênis e jogam a bola de futebol de um lado para o outro. O ponto é decidido quando a bola quica duas vezes no chão.
Segundo Oliveira, o objetivo é deixar registrado a marca de esportistas, cineastas, músicos e ser um atrativo para o município. Esses artistas serão convidados para irem a Suzano, onde lá poderão assinar ou deixar a marca dos pés na calçada. Para isso, será montado um comitê que avaliará a escolha dos nomes dos artistas no espaço.
O criador deixou claro que existem alguns critérios para que a personalidade possa ser homenageada. "Se a pessoas for conhecida somente no município, não vai para Calcada da Fama". Outro ponto importante destacado por Oliveira foi a exclusão de políticos. "Não queremos fazer politicagem nem ficar trocando espaço na calçada por benefícios. Resumindo, vamos colocar pessoas que conseguiram projeção estadual ou nacional", explicou o idealizador.
Oliveira afirmou que todos os gastos com a "Calçada da Fama" serão custeados pela iniciativa privada, o que para ele é um facilitador para ser aprovado pela prefeitura. Como atrativo, o local despertará a curiosidade das pessoas da região, para ver quais personalidades estão sendo homenageados. "Nossa ideia é seguir os passos do que foi feito nos Estados Unidos, onde o comércio cresceu, e virou um ponto turístico".
A princípio, a rua Benjamin Constant em frente a biblioteca municipal, na região central de Suzano, foi o local escolhido para receber a "Calçada da Fama".
Homenageados
De acordo com Oliveira, dentre os nomes dos homenageados está o capitão da seleção brasileira no pentacampeonato em 2002, Cafu, que nasceu em Itaquaquecetuba. Camisa 10 da seleção brasileira, Neymar Junior, nascido em Mogi das Cruzes, também deve ser convidado para estar na calçada da fama. O jornalista Luiz Fernando Elui Bacci, também de Mogi, configura na lista de pessoas que serão
homenageadas. (F.A.)
Texto supervisionado pelo editor