O Hospital de Mogi das Cruzes (HMMC) encerrou ontem as atividades voltadas para a Semana da Mulher, que foram realizadas durante toda a semana. O evento, destinado às colaboradoras, contou com palestras e ações de cuidado e orientações ao longo da semana, quando foram abordados temas como saúde e direto da mulher.
O último dia da ação contou com uma palestra da consultora de imagem e estilo, Suellen Sartorato, que deu orientações sobre moda. Com dicas de alimentação, a nutricionista Himiki Hayashida explicou a importância dos alimentos para a saúde. "A alimentação da mulher é direcionada para a prevenção, como de doenças vasculares, câncer, osteoporose e dificuldades na menopausa", destacou.
A presidente da ONG Recomeçar, a advogada Rosana Pieruccetti, participou do terceiro dia da programação. A especialista orientou as colaboradoras em uma roda de conversa. "A mulher precisa assumir o seu espaço, as coisas só mudam quando ocupam os lugares", ressaltou. Durante a palestra, a advogada relatou os casos de violência contra a mulher que já atendeu e apresentou o trabalho realizado pela ONG Recomeçar, que atende vítimas de violência doméstica. A organização conta com uma casa-abrigo que cuida dos casos.
No primeiro dia da ação, na segunda-feira, a abertura da programação foi realizada pelo médico Danilo Ennes, coordenador da Ginecologia do hospital. "As mulheres vivem mais, pois vão ao médico. A partir dos 40 anos, a principal preocupação é com os tumores, como das mamas e colo de útero. O câncer de ovário é o de menor incidência, ocorre em 0,4% da população feminina", apontou. Ao fim da palestra, as colaboradoras puderam tirar dúvidas com o especialista.
A psicóloga Eliana Portela participou da programação na terça-feira e tratou sobre a autoestima e empoderamento feminino. Além da palestra, as colaboradoras puderam aproveitar uma sessão de maquiagem. "O empoderamento precisa vir de dentro para fora, a mulher tem que ter autoconfiança naquilo que faz. Você precisa se reinventar todo o dia e buscar o que traz felicidade", ressaltou a psicóloga.
O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) é gerenciado pela Pró-Saúde, uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do país. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos. Possui 2.068 leitos e cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do país, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).