O prefeito Marcus Melo (PSDB) se reuniu ontem com a secretária estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, e o secretário-executivo da pasta, Paulo Mathias. Durante a reunião, que foi agendada pelo deputado estadual Marcos Damásio, o prefeito reforçou a solicitação de Mogi das Cruzes para a instalação de uma unidade do Bom Prato em Jundiapeba.
Célia Parnes destacou que a pasta possui limitações orçamentárias para este ano. No entanto, a secretária abriu a possibilidade de buscar soluções alternativas para a questão, inclusive com parcerias com a iniciativa privada. "Temos de buscar soluções alternativas e vejo que a cidade tem vontade de inovar", afirmou.
Mesmo sem o terreno definido para a construção (leia mais ao lado), o prefeito e vereadores reiteraram a importância da construção da unidade do restaurante popular. "Temos como meta colocar este Bom Prato para funcionar. É uma região da cidade com uma grande população e com pessoas em situação de vulnerabilidade social. A unidade será um investimento importante para esta região da cidade", explicou o prefeito, acompanhado da secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva, do secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, do presidente da Câmara Municipal, Sadao Sakai, e do vereador Edson Santos.
O projeto do restaurante popular em Jundiapeba prevê uma construção de 300 metros quadrados, incluindo cozinha industrial, despensa, vestiários, sanitários, caixa e refeitório com capacidade para 200 lugares.
Outros assuntos
Outra demanda apresentada pelo prefeito foi o auxílio do Estado para a construção de um novo Centro Pop, equipamento para o atendimento a pessoas em situação de rua. A estimativa é que a unidade, que teria atendimento ampliado com novas ações, necessite de investimento de R$ 600 mil.
Para isso, ele explicou o trabalho que é desenvolvido na cidade, com os locais de atendimento e o Centro Pop. Além disso, a prefeitura também realiza um trabalho de capacitação profissional, com objetivo de reintegrar estas pessoas ao mercado de trabalho. Outro atendimento importante refere-se ao acompanhamento psicológico, por meio do CAPS AD.
"Temos o cadastro dos moradores de rua da cidade, com as informações. Também temos conversado com a sociedade sobre o tema", disse a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva.
"Esta aproximação é muito importante para a apresentação das demandas de Mogi das Cruzes com o governo do Estado. A reunião foi bastante proveitosa", finalizou o prefeito.