O Polo Municipal de Segurança, que será implantado em Jundiapeba, já está com o processo licitatório em andamento e recebendo as propostas das empresas interessadas. A Prefeitura de Mogi das Cruzes afirmou que as concorrentes que desejam se cadastrar podem entregar o envelope com a proposta até o dia 26 deste mês, às 14h30. Nesta data, será realizada a abertura do primeiro envelope com o documento para dar início oficial ao processo licitatório.
Em abril do ano passado, o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), já havia antecipado que o Polo Municipal de Segurança de Jundiapeba será implantado no terreno onde funcionava a base da Polícia Rodoviária, na avenida Lourenço de Souza Franco. Na ocasião, o chefe de Executivo confirmou que a prefeitura já viabilizou a posse do terreno junto ao governo do Estado para a construção da unidade.
"Queremos a Guarda Civil Municipal (GCM), que será armada, trabalhando forte na prevenção da violência e criminalidade em toda a cidade. As obras vão começar ainda neste ano", afirmou o prefeito.
Além da GCM, o novo centro de segurança vai abrigar Centro de Formação e Treinamento, inclusive com estande de tiro e canil da Polícia Militar. O investimento previsto para a construção da nova estrutura no distrito de Jundiapeba é de cerca de R$ 1,5 milhão.
Câmeras
Em reportagem publicada em agosto de 2017, o Grupo Mogi News antecipou a informação de que a base da GCM de Mogi e a Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp) seriam transferidas ainda em 2018 para um nova área na avenida Engenheiro Miguel Gemma, próximo à Secretaria de Serviços Urbanos.
A administração municipal informou ontem, porém, que a estrutura que será construída na avenida está em fase de ajustes orçamentários para contrapartida municipal, que são necessários para que a concorrência pública seja publicada e aberta.  A estimativa de investimento da prefeitura neste caso é de R$ 5,6 milhões.
Texto sob supervisão do editor*