O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) divulgou que 2.586.811 veículos foram licenciados antecipadamente em todo o Estado de São Paulo nos dois primeiros meses deste ano. Esse número é 12,3% maior do que o verificado no mesmo período do ano passado.
No Alto Tietê, os números dos veículos licenciados também aumentaram parcialmente, passando dos 50.244 (em 2018) para 59.438 (em 2019), levando em consideração os meses de janeiro e fevereiro. O pagamento antecipado do licenciamento é liberado para aqueles que estão com todos os débitos do carro pagos, como IPVA, seguro obrigatório, multas e outros valores. Com o custo de R$ 90,20,
o documento pode ser entregue pelos correios com uma taxa de R$ 11. O licenciamento é obrigatório, independentemente do ano do veículo.
De acordo com o Detran, em janeiro, os números tiveram um crescimento significativo em todas as cidades. Já em fevereiro, foram menores do que os do mês anterior. Em Itaquaquecetuba, por exemplo, o aumento foi de 12,48% em comparação ao ano anterior. Já em Mogi das Cruzes, houve um crescimento de 10,26% em comparação a 2018. Cidades como Suzano e Santa Isabel tiveram um acréscimo de menos de 10% em comparação ao mesmo período. Em compensação, em Guararema, o licenciamento antecipado teve um aumento representativo. No ano passado, a cidade tinha um total de 1.324 veículos licenciados, e, no primeiro bimestre de 2019, os números chegaram a 5.152.
Quem não deseja licenciar o carro antecipadamente pode esperar pelo calendário anual. Ele começa em 1º de abril e segue até dezembro, exceto para caminhões e tratores, cujos prazos vão de setembro a dezembro. Ao pagar, também é necessário estar com todas as outras pendências quitadas.
*Texto supervisionado pelo editor.