A unidade de Mogi das Cruzes do Banco do Povo Paulista tem expectativa de realizar empréstimo de aproximadamente R$ 1 milhão até o final deste ano. A informação foi passada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Clodoaldo de Moraes, durante a mostra que teve início ontem e apresentou casos de sucesso de mogianos que já contaram com este recurso destinado pelo governo estadual. O evento ocorre no prédio da prefeitura até amanhã.
No ano passado, o projeto realizou uma concessão de R$ 600 mil e, de acordo com o coordenador da ação, Claudio Debussi, a intenção é que este número seja quase duplicado na edição 2019. Se o objetivo for alcançado, o crescimento vai resultar em cerca de 66,6% em comparação ao valor de empréstimos do ano passado. As quantias concedidas têm como principal foco o investimento e compra de bens para impulsionar as vendas de cada comerciante. O convênio do Estado com a prefeitura busca incentivar os empresários e aumentar a taxa de empregos.
Ainda durante a mostra, foram apresentados alguns dos clientes do Banco do Povo que são exemplos de crescimento empresarial. A vendedora de açaí, Stephany Santos, tem apenas 19 anos e já é proprietária do negócio. "Conheci o Banco do Povo pelas redes sociais e, no mês que vem, completo um ano com meu empreendimento. Os créditos ajudaram na reforma do ambiente e resultou em mais vendas", disse Stephany.
Rosangela Silva, 48, tem uma loja de roupas há 20 anos e há cerca de quatro anos conheceu o projeto. Segundo ela, trabalhar com moda sempre foi algo muito gratificante. "Minha irmã foi quem me aconselhou a realizar os financiamentos e, desde então, tenho lucros maiores e consigo comprar maior variedade de mercadorias. Estou muito feliz, porque trabalho com o que gosto e tenho uma boa renda".
Paulo de Almeida, 48, tem uma companhia recreativa infantil, na qual os pais podem deixar seus filhos brincando enquanto passeiam ou fazem compras. A ideia de adquirir os empréstimos surgiu para que ele pudesse investir em brinquedos melhores para os seu público alvo. "Trabalho com esses créditos cedidos pelo Bando do Povo há mais ou menos oito anos e os juros continuam sendo muito baixos. Isso me ajuda a levar mais estrutura para o meu empreendimento", explicou.
Quem pode
A linha de crédito destina-se a empreendedores formais ou informais, MEI, produtores rurais formalizados, cooperativas e associações de produção formalmente constituídas. A mostra continuará aberta ao público até amanhã, das 8 às 16 horas.
O Banco do Povo é uma ação em parceria do governo do Estado com a Prefeitura de Mogi das Cruzes e está implantado na cidade há 18 anos.
*Texto supervisionado pelo editor.