Em celebração aos 70 anos do aniversário de Poá, os autores Jeruza Reis, Adilson Ramos e Silvio de Carvalho promovem na sexta-feira uma noite de autógrafos do livro "Poá: De Província à Estância Hidromineral". A obra foi lançada em 2015 com o propósito de revelar a história, preciosidades e memórias do município, e, nesta semana, a publicação volta a ser apresentada ao público. Aqueles que ainda não a conferiram terão a oportunidade de conhecer o trabalho produzido pelos três escritores poaenses, que destacaram o desenvolvimento da estância em seus diversos setores. O evento será às 20 horas na Livraria Rara Book, localizada na rua Fernando Pinheiro Franco, 58, centro de Poá, em frente ao cartório civil. O livro pode ser encomendado pelo telefone 93040-9341 (WhatsApp).
Jeruza Reis é advogada e atualmente secretária da Mulher em Poá; Adilson Ramos, historiador; e Silvio de Carvalho, jornalista. Juntos, o trio se dedicou à investigação, via documentos, pesquisas, relatos e entrevistas com personagens importantes para trazer à população a história da cidade que há 70 anos vem contribuindo para o desenvolvimento do Alto Tietê. Esta é a primeira publicação sobre a cidade, e, para Jeruza Reis, é um presente que irá eternizar as memórias da estância, marcada pela religiosidade, fortificada pelo Padre Eustáquio; as belezas naturais, como o cultivo de orquídeas e a realização da Expoá; e a sua importância ambiental, com as fontes. "É um referencial da cidade, todos que a visitam procuram a publicação, que foi entregue, inclusive, para várias autoridades, dentre elas o embaixador da Turquia e ao atual governador João Doria (PSDB) e ao anterior, Márcio França (PSB). É um belo presente tanto para quem conhece o município quanto para aqueles que desejam conhecê-lo. Tudo foi feito com muito carinho, para ser uma obra de arte, valiosa e memorável", destacou a autora.
De acordo com Jeruza, a noite de autógrafos é uma forma de estender a divulgação do trabalho, que começou em 2013, foi lançado em 2015, e, agora, relembrado em 2019, e com expectativas para novas edições no futuro. "Acredito que esta obra não encerra a história de Poá. Pelo contrário, antes mesmo de começar a produção, pedimos a ajuda dos poaenses para colaborar com fotos, depoimentos, revelações, e há muito material coletado que renderia mais capítulos à história poaense, que é dinâmica. Este livro é apenas um start, outras histórias podem ser contadas, pois há muitas famílias que contribuíram para o progresso da cidade que não apareceram nesta publicação, e, portanto, possuem uma riqueza histórica que renderiam novos trabalhos. Tenho esperança de que novas edições sejam produzidas", finalizou.