Como parte das comemorações ao Dia Mundial da Água, técnicos da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente estiveram, na sexta-feira passada, no Cempre Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia, e participaram de um encontro que reuniu alunos da 8ª série para uma palestra e uma ação prática sobre a água e a proteção das nascentes.
Os alunos puderam ver em ação uma maquete voltada para educação ambiental, além do Simulador de Chuvas e Erosão. Este simulador demonstra na prática como se dá a ação das chuvas sobre as áreas desmatadas e consegue comparar o mesmo fenômeno nas áreas florestadas. Assim, os jovens puderam ver comparativamente a erosão e o assoreamento provocados quando a chuva cai sobre áreas sem vegetação.
Segundo o Diretor da Secretaria do Verde, André Miragaia, é muito importante os jovens compreenderem o comportamento da natureza, seus fenômenos e a importância da Mata Atlântica na produção e conservação da nossa água. "O simulador facilita o entendimento deles sobre como ocorre o assoreamento dos rios e os desastres, como, por exemplo, as enchentes em áreas urbanas", destacou.