A entrega da primeira fase das obras de revitalização da área de lazer e comercial, Vila Helio, no centro de Mogi das Cruzes, está marcada para acontecer em março deste ano, conforme informação divulgada ontem à reportagem pelo Grupo Marbor, responsável pelo serviço. Esta é a terceira vez que a entrega é adiada.
Atualmente, a obra já está 95% concluída, recebendo apenas os últimos acabamentos, como serviço de paisagismo e a colocação de bancos e lixeiras, por exemplo. Uma questão responsável pelo atraso da finalização da revitalização do espaço é a parte elétrica, que dependia da concessionária de energia. De acordo com o Grupo Marbor, a instalação da rede elétrica já está concluída, assim como o sistema de drenagem, que atenderá em toda a extensão da rua. Essa era uma das principais preocupações dos vereadores da cidade quando vistoriaram o local, em novembro de 2018.
A revitalização da Vila Helio está sendo realizada pelo Grupo Marbor, que contratou a Coutinho Arquitetura para elaboração do projeto, a empresa Fasul para execução da obra, e a Gaia, para o trabalho de paisagismo. O espaço recebeu ares de uma vila toscana, com decoração diferenciada, calçadas mais amplas, itens de acessibilidade, uma praça e a instalação de um parklet.
Parklet
Uma novidade que a Vila Helio trará é o parklet, conceito criado pelos norte americanos e que ainda é novo no Brasil. Um parklet é uma mini-praça, que funciona como extensão da calçada para receber o público. Na Vila Helio, por exemplo, será o primeiro em todo o Alto Tietê a ser implantado de forma regular em via pública.
Atrasos
A princípio, a área de lazer e comércio teria a primeira fase dos trabalhos entregue no final de 2018, o que não aconteceu. Posteriormente, o dia 31 de janeiro deste ano foi a nova data divulgada para a reinauguração, o que também não ocorreu. As informações foram passadas pela direção do Grupo Marbor.