A Prefeitura de Suzano, por meio de diversas secretarias, realizou ontem um evento de orientação para entidades assistenciais no anfiteatro do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) na região central da cidade. O comitê de combate às arboviroses, que são as doenças tropicais causadas por vírus transmitidos pela picada de mosquitos, falou com mais de 12 lideranças comunitárias.
A palestra, com pouco mais de uma hora de duração, tratou da importância da prevenção à proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, e dos insetos transmissores da febre amarela. Elementos como a identificação do inseto e dos locais onde se reproduz, a importância do uso correto e variado de inseticidas para evitar que se desenvolva a resistência aos produtos, cuidados com a limpeza e o trato de animais foram alguns dos temas abordados durante o encontro.
O grupo, composto por integrantes das Secretarias de Saúde, de Manutenção e Serviços Urbanos, de Meio Ambiente, de Administração e de Transporte e Mobilidade Urbana e do Saspe, realizará ainda em fevereiro uma nova reunião interna para a definição de novas ações.
A primeira-dama Larissa Ashiuchi afirmou na abertura do evento que o trabalho em conjunto entre o Poder Público e a população é fundamental para a melhoria da qualidade de vida e a segurança da população. "Este grupo não pode e não deve deixar estas lições ficarem paradas. Cada um deve levar à sua família e sua comunidade o que podemos aprender aqui, pois são doenças que podem se alastrar caso não sejam cuidadas por todos", afirmou.
O telefone do Setor de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Suzano é o 4745-2064, de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas.