Números divulgados ontem pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) revelaram que o índice de armazenamento do Sistema Produtor Alto Tietê (Spat) atingiu 67,3% do nível total de capacidade. Este é o melhor resultado para o período desde 2011, quando foram registrados 78,3% do reservatório. Com a temporada de chuva, e os fortes temporais que atingiram a região nas últimas semanas, o registro também revelou que, desde o final de janeiro, até ontem, houve um aumento de 14 pontos percentuais no nível da água. No quinto dia deste mês, os reservatórios já apresentavam número superior ao quinto dia de janeiro, mostrando elevação de 5.5 pontos percentuais de elevação. Isso demonstra que as chuvas que vem se formando ao longo do verão estão impactando diretamente na produção de água dos reservatórios. Em 19 de fevereiro do ano passado, o Spat registrava 59,6% de capacidade.
Se analisados os índices pluviométricos dos períodos, é possível perceber que fevereiro de 2019 registrou 41,2 milímetros de chuva, ao passo que neste ano, no mesmo mês, o Alto Tietê ja recebeu 247 milímetros. A média para o período é de 194 milímetros.
O Spat é compostos pelas represas de Paraitinga e Ponte Nova, ambas em Salesópolis, Biritiba (Biritiba Mirim), Jundiaí (Mogi das Cruzes) e Taiaçupeba (na divisa entre Mogi e Suzano). Atualmente o maior volume armazenado é de 90,5%, registrado em Jundiaí. O menor volume da região é da represa Taiaçupeba, que opera com apenas 62,5% de sua capacidade. Ainda assim, a oscilação também é grande comparada com o mês de novembro, com o crescimento significativo de 47,6%.
No Estado, o menor nível registrado está no Sistema Cantareira, com 45,7%, e o maior, no Rio Claro, com 102%. A pluviometria, ou seja, o índice de chuvas, está abaixo da média histórica em todos nos reservatórios da Cantareira, de Cotia e São Lourenço.
As chuvas têm sido provocadas por frentes frias e causaram muitos alagamentos em diversas áreas do Alto Tietê, como na cidade de Ferraz de Vasconcelos e Guararema.
*Texto supervisionado pelo editor.