A campanha de incentivo à imunização contra o vírus HPV está em andamento na região. Em Mogi das Cruzes, a estimativa é de que 34,8 mil jovens, entre meninos e meninas, que estejam incluídos na faixa etária indicada pelo Ministério da Saúde, recebam as vacinas este ano. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a equipe vem ampliando a divulgação para melhor orientar o município quanto à importância da vacinação, para que o número de pessoas protegidas aumente. 
A imunização é feita em duas doses, aplicadas no período de seis meses. O ginecologista Moisés Komatsu explicou como a vacina atua e qual a importância da prevenção. "Quem toma a vacina fica imune ao virús HPV, que é a principal causa do câncer de colo de útero. Se você tem uma imunidade adequada, a doença não vai se desenvolver".
Segundo a pasta, a expectativa é de que haja um aumento na procura da vacina, principalmente pela importância da prevenção contra o câncer. A secretaria ainda informou que é feita uma parceria com unidades de saúde e escolas, a fim de orientar pais e jovens, e divulgar a importância da proteção contra o vírus. O tema é abordado também durante a Campanha Outubro Rosa, em Mogi, com ações para facilitar o acesso de quem ainda não foi imunizado.
O ginecologista  ainda falou sobre a falta de informação. "Você não vê muitas campanhas a respeito do HPV. Além da falta de divulgação, há o tabu a respeito das doenças sexualmente transmissíveis, consequência de uma educação sexual limitada". 
Meninas de nove a 14 anos, e meninos de 11 a 14 anos devem ser imunizados. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, e estão sendo aplicadas de segunda a sexta-feira no período das 8 às 16h30. Ao tomar as doses, é necessário apresentar a caderneta de vacinação. 
*Texto supervisionado pelo editor.