Moradores do Jardim Dora, no distrito de Palmeiras, em Suzano, estão reclamando da grande quantidade de buracos que há nas ruas do bairro. Grande parte das vias está esburacada e o problema não para por aí, muitos moradores alegam que as ruas são extremamente estreitas e acidentes com atolamento de veículos ocorrem frequentemente, piorando ainda mais quando enfrentam períodos de chuva. A nossa reportagem visitou o bairro para conferir a informação e conversou com a população para saber mais sobre esta situação.
O aposentado Gilberto Almeida, 66 anos, confessou que ele e os seus vizinhos sempre tentam amenizar os buracos comprando alguns materiais para fechá-los, ou procurando alguém que possa fazer um reparo. "Não é o nosso dever fazer esses serviços, isso é obrigação da prefeitura, mas a gente faz porque quer que esteja no mínimo razoável e não aguentamos mais esperar por eles", lamentou o aposentado.
Outra moradora do Jardim Dora é a manicure e cabeleireira Lusinete de Oliveira, 33, que mora no bairro há 11 anos. Segundo ela, o contexto das ruas sempre foi o mesmo desde quando ela se mudou para lá. "O Dora sempre foi abandonado, não existiu nenhuma fase de melhora, só tem piorado cada vez mais", destacou. Lusinete afirmou que, além das irregularidades das ruas, elas também são muito estreitas e os carros não conseguem desviar das escavações.
Já a moradora Natália Almeida, 65, é aposentada e advertiu que o problema não é apenas da prefeitura, mas é também dos próprios habitantes do bairro. Ela afirmou que muitos dos vizinhos não têm higiene e respeito com o próprio local onde moram, piorando ainda mais a situação. "Está certo que a prefeitura deixa a desejar, mas muitas coisas ruins também são feitas pelas próprias pessoas daqui. Todo mundo precisa contribuir para melhorar, e não deixar as ruas ainda piores jogando lixo pelo chão", contestou. Ela revelou também que não adianta nada limpar a calçada da própria casa e os vizinhos não limparem as deles.
Verba estadual
A prefeitura não estipulou um prazo, mas informou que estuda a revitalização do Jardim Dora e que dependem de recursos do Estado. "Estamos empenhados em estreitar contato com o governo estadual para viabilizar estas ações", disse, em nota.
*Texto supervisionado pelo editor.