Para celebrar o aniversário de 181 de Salesópolis, no dia 28, o Museu da Energia oferecerá a atividade especial "Piquenique no Museu". Na data, a partir das 10 horas, será permitida a entrada de alimentos nas áreas verdes, que fornecerá toalhas de piquenique aos visitantes.
Além disso, o espaço cultural sedia a exposição "A Cidade e a Usina", que propõe rememorar alguns dos marcos significativos da trajetória de Salesópolis e de sua centenária hidrelétrica. A cidade, até então, era constituída pelo povoado de São José do Paraitinga, seu antigo nome, fundado no cruzamento de duas rotas comerciais que ligavam São Paulo e Jacareí ao litoral. O núcleo original que pertenceu a Mogi das Cruzes, e foi elevado à categoria de freguesia em 1838, tornou-se município em 1857. A mudança de nome - de São José do Paraitinga para Salesópolis - ocorreu em 1900 e foi uma homenagem ao então presidente do Brasil entre 1898 e 1902, Manuel Ferraz de Campos Sales (1841-1913).
A partir do início do século 20, a cidade entrou em uma nova fase com a construção da Usina de Salesópolis. Inaugurada em 1913, a hidrelétrica, a princípio, gerou energia apenas para Mogi das Cruzes. No ano seguinte, passou a fornecer eletricidade para Salesópolis e cidades vizinhas. A usina, hoje Museu da Energia, constituiu-se em um dos marcos da história do desenvolvimento econômico do município.
Trilha sensorial
e piquenique
Já no dia no dia 2 de março, o museu oferecerá a atividade "Piquenique no Museu" com a realização da "Trilha Sensorial". A trilha acontece às 10 horas e, no retorno da atividade, serão fornecidas toalhas aos visitantes para a realização de piquenique nas áreas de parque.
É necessário se inscrever, pois a ação tem vagas limitadas. Na trilha, os participantes serão vendados e com o auxílio dos educadores, irão percorrer um trecho de área verde aguçando os demais sentidos na percepção das manifestações da natureza. O objetivo é sensibilizar os participantes para a integração do homem com o meio ambiente. As trilhas são monitoradas por educadores, que abordam os serviços ambientais prestados pela Mata Atlântica.As inscrições podem ser feitas pelos telefones 4696-16332 e 99115-0020. O museu fica na Estrada dos Freires, km 06, Freires.