Em audiência com o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann Ferreira, na última quarta-feira, os prefeitos que compõe o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), solicitaram investimentos do governo do Estado para fazer funcionar um "tripé de ações", com potencial para minimizar, a curto prazo, alguns dos principais gargalos da região na saúde. As prioridades defendidas pelo consórcio, e que têm apoio dos deputados, são: Ampliação do funcionamento do Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos; Abertura do Hospital das Clínicas Auxiliar de Suzano para exames; e Construção da Maternidade de Mogi das Cruzes.
Os representantes do Alto Tietê também reivindicaram atenção especial do Estado para garantir a entrega de medicamentos aos municípios e a regionalização da central de vagas para pacientes da rede pública, além de apoio para as Santas Casas. O secretário Germann, com respaldo da sua equipe técnica, se comprometeu a analisar os pedidos da região e informou que fará uma visita ao Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos e divulgou alguns investimentos já previstos para a unidade.
"Estamos retomando uma série de coisas e vamos tratar dos assuntos da região. Vamos dar um aporte, se não de dinheiro, mas de serviços. E vamos trabalhar com agilidade", garantiu o secretário.
De acordo com o Estado, a execução de obras no Regional de Ferraz permitirá que até o final do ano a ala de psiquiatria seja liberada, o possibilitando também a melhoria do setor de pediatria. Os prefeitos foram informados, ainda, que para este ano a Secretaria de Saúde conta com mais recursos, o que ajudará a reduzir os atrasos, por exemplo, no fornecimento de medicamentos.