Cerca de 60 pessoas participaram das palestras promovidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Caiuby sobre tratamento para dependentes químicos, na segunda-feira e ontem. O objetivo foi transmitir informações sobre quais as opções existentes na rede pública e onde buscar ajuda. O evento contou com participação de integrantes dos Narcóticos Anônimos que também orientaram a população.
Foram distribuídos materiais de orientação para os presentes. "Para nós, essas pessoas são multiplicadoras de informação. Foi entregue esse material para que elas pudessem levar para casa e indicar para quem elas achem que precise disso", explicou a coordenadora do Cras Caiuby, Cristiane Teixeira da Silva.
Ela ainda destacou que os integrantes dos Narcóticos Anônimos falaram sobre a importância dos grupos de ajuda e o resultado que isso tem demonstrado dentro e fora do país. A assistente social do Cras, Cristina Ferreira da Silva, detalhou quais os espaços de tratamentos oferecidos pelo município e as opções, seja com uso de medicamentos ou terapias, além da internação compulsória.
Segundo Cristiane, o tema foi escolhido em novembro passado pelos próprios atendidos do Cras - que são pessoas que recebem benefícios de transferência de renda. A partir das sugestões feitas, foi montado um calendário de palestras e atividades que são desenvolvidas mensalmente de maneira temática. Em janeiro, o tema foi "A importância do brincar", com direito a doação de brinquedos para as crianças. Em março, o tema será a "Lei do Minuto" e mecanismos de proteção da violência contra a mulher.
O Cras do Caiuby está localizado na rua Ribeirão Preto, 9. Mais informações pelo 4648-8125.