A Saúde Mental de Ferraz de Vasconcelos marcou presença na segunda edição do "Carnaval da Saúde Mental do Alto Tietê", sediado, neste ano, em Poá, na última sexta-feira. Aproximadamente 50 pacientes da cidade participaram da ação, que teve como objetivo incentivar as manifestações culturais, a autoestima, reabilitação psicossocial, o desenvolvimento da atividade no território, favorecendo a inclusão social, promoção de autonomia e o exercício da cidadania.
De acordo com a Saúde Mental ferrazense, toda a preparação para o Carnaval faz parte de um trabalho terapêutico, planejado e executado pelos servidores dos equipamentos da Saúde Mental do município, com os pacientes que apresentam algum tipo de transtorno mental. Os equipamentos de saúde envolvidos no evento foram o Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), Centro de Atenção Psicossocial em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Caps AD) e o Ambulatório de Saúde Mental. Vale lembrar que em 2018 Ferraz foi palco desta comemoração.
Segundo a coordenadora da Saúde Mental na cidade, Cláudia Cássia Medeiros Santos, o "Carnaval da Saúde Mental do Alto Tietê" vai além da celebração de uma festa tradicional. "É uma forma de envolver as equipes de saúde, pacientes, familiares e a comunidade no processo de acolhimento, despertando o cuidado e a importância das pessoas com transtornos mentais", afirmou Cláudia.  "O Carnaval de rua contribui para superação de preconceitos, evidencia que o tratamento em liberdade é fundamental", disse.