A partir de hoje, a aplicação da vacina contra a febre amarela será ofertada nos postos de saúde de Suzano em sistema de rodízio, com os locais se alternando a cada dia da semana, exceto sábados e domingos, quando não há expediente, das 8 às 15 horas. O objetivo é otimizar a distribuição e diminuir perdas de doses. A estimativa é de que mais de 200 mil pessoas tenham se vacinado na cidade desde 2017, o que corresponde a cerca de 80% da população.
A diretora da Vigilância em Saúde, Maria Cristina Perin, explicou que a medida foi baseada na experiência de outros municípios que tiveram essa iniciativa e conseguiram resultados positivos. Segundo ela, ao concentrar o atendimento em postos com um revezamento diário, a procura não se dilui tanto e o aproveitamento se torna mais eficiente. Com cada frasco é possível imunizar dez pessoas com doses integrais (não fracionadas). Ao todo, essa mudança envolve 18 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs). "Viabilizando a oferta em quatro, cinco ou seis postos diferentes por dia, conseguiremos concentrar o atendimento ao público que procura a imunização contra a febre amarela e as chances de aproveitarmos melhor os frascos e evitarmos perdas se tornam maiores", explicou a diretora.
Aqueles que já receberam a dose completa ou a fracionada nos últimos oito anos, gestantes, mulheres que estão amamentando, pacientes em tratamento contra câncer ou que estão com o sistema imunológico comprometido, bebês com menos de nove meses de idade e adultos com mais de 60 anos que não tiverem autorização médica não podem ser vacinados.