Entre as diversas ações e conquistas por parte da Secretaria de Meio Ambiente, como a inédita certificação do Prêmio Município Verde Azul, oficializada no mês passado, a reabertura do Viveiro de Mudas, a nova sede e programa de incentivo, como o "Junho Verde" e o Recicla Mogi, entre outros, um deles já virou tradicional e caiu no gosto dos mogianos: trata-se da visita monitorada ao Parque Municipal Chiquinho Veríssimo. Periodicamente, turmas de interessados são formadas para os passeios, que acontecem aos sábados. É necessário apresentar o comprovante da vacinação contra febre amarela no dia da visita.
As visitas começam com uma palestra, na qual os participantes aprendem um pouco sobre a história do parque e da Serra do Itapeti - onde a reserva está localizada, em seu topo. E seguida, acontece a trilha, considerada de média complexidade e com cerca de 1,5 quilômetro de extensão. Acompanhadas de um guia, as pessoas podem observar espécies como microorquídeas, ver saguis e admirar a vista do alto do parque, de onde é possível ver Mogi das Cruzes.
O passeio conta com monitores e inclui trilhas na reserva mogiana. Com limite de 120 pessoas por dia, as visitas são gratuitas e proporcionam às pessoas a oportunidade de conhecer um local onde existem cerca de 300 espécies de aves identificadas, além de 40 tipos de mamíferos. No dia da visita, a recomendação é para que os participantes venham com calça, camisa e tênis confortáveis, além de levarem repelentes, lanche e água.
"É um reencontro das pessoas com o Parque Municipal, que marcou a vida dos mogianos nas décadas de 1970 e 1980. Agora a área não tem mais aquela utilização, com pedalinhos e quadras esportivas, mas mesmo assim é uma oportunidade para as pessoas reverem o local e matarem a saudade. E nós oferecemos outro tipo de recreação, com educação ambiental e uma trilha que agrada a todos, pois as pessoas podem conhecer na prática várias espécies da flora e da fauna", completa o secretário.