A Unidade de Saúde da Família (USF) do Parque Piratininga foi vítima de um ato de vandalismo na madrugada da última quarta-feira e teve que ser fechada por falta de condições de funcionamento.
Os criminosos quebraram telhas, estouraram as caixas-dágua, arrebentaram o encanamento, e tudo isso gerou o alagamento da unidade, comprometeu a parte elétrica, com a perda de equipamentos, como computadores e documentos importantes.
Aproximadamente 700 pessoas são atendidas por dia na USF e serão prejudicadas pela falta de atendimento até a conclusão da manutenção.
Nos últimos 30 dias as unidades de saúde de Itaquaquecetuba vêm sofrendo ataques  semelhantes ao ocorrido. No Piratininga foram três ataques, em Pequeno Coração, Marengo e Recanto Mônica sofreram um ataque cada. O secretário de Saúde, William Harada, chamou de sabotagem os atos ocorridos nos postos. "Hoje, infelizmente, a Unidade de Saúde do Piratininga foi fechada devido à sabotagem, quebraram o telhado, entraram pelo forro, quebraram um cano da caixa-d'água e alagou a Unidade inteira, danificando prontuários de pacientes, computadores, instalação elétrica, desde sempre combatemos a "cultura" politiqueira do "quanto pior melhor", disse Harada.
Já o prefeito Dr. Mamoru Nakashima disse que todos os ataques estão sendo apurados. "Estamos investigando e consideramos todas as hipóteses, quem faz isso acha que está prejudicando a administração, mas, na verdade, está atrapalhando a vida das pessoas que precisam da unidade. O prejuízo financeiro é pequeno perto da perda dos pacientes, mas já estamos tomando todas as medidas para reabrir a unidade quanto antes. Também iremos ampliar as rondas da Guarda Civil Municipal nesses locais".
Quem tiver informações que possam ajudar a Prefeitura a identificar os responsáveis pode entrar em contato pelo WhatsApp Alô Prefeitura (11) 99374-6112, o sigilo é garantido.