A Secretaria de Saúde de Suzano vem oferecendo métodos e terapias complementares para a população. São seis tipos de tratamentos que vão da acupuntura à meditação. Aceitas pelo Ministério da Saúde, as práticas integrativas atendem mais de 800 pessoas mensalmente e já estão sendo aplicados em alguns postos de saúde.
De acordo com o titular da Saúde, Luis Cláudio Rocha Guillaumon, estão sendo oferecidos tratamentos de acupuntura, auriculoterapia, arteterapia, homeopatia, reiki e meditação, atendendo pacientes que contam com diagnóstico como dores crônicas, ansiedade, insônia, asma, entre outras.
O trabalho já está sendo realizado nas Unidades da Saúde da Família (USFs) dos bairros Miguel Badra; Jardim São José e Jardim Europa, além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Jardim Dona Benta; do centro; Monte Cristo e Palmeiras. Os quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps) também são contemplados com as atividades. "Desde 2017, Suzano conta com um grupo de trabalho que vem atuando com a implementação e a criação de projetos, além da promoção de práticas integrativas junto aos usuários. Nossa equipe já atua diariamente ofertando essas terapias complementares", informou Guillaumon.
Para 2019, a secretaria tem como objetivo aumentar a oferta dessas ações para todas as unidades de saúde. "Apresentamos uma visão mais ampliada do atendimento à saúde, onde se busca mudar o conceito de tratamento aos pacientes. Queremos expandir nossos trabalhos complementares, uma vez que a adesão da comunidade às práticas está sendo positiva. Tenho certeza que neste ano de 2019, outros tratamentos serão implantados e mais pessoas contempladas", concluiu o secretário.