O secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra de Melo, esteve nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Ponte Grande, Botujuru e Jardim Ivete na tarde de ontem, onde conversou com funcionários e pacientes. Na Ponte Grande, o secretário também conheceu detalhes de dois importantes programas: Melhor em Casa e Práticas Integrativas e Complementares.
As visitas aos equipamentos de saúde estão ocorrendo desde a semana passada, logo após ter sido empossado no cargo. "Já estive no Caps AD, no Hospital Municipal e agora nestes três postos de saúde. Nos próximos dias, quero visitar outras unidades para conversar com os profissionais e conhecer os detalhes do atendimento", explicou.
As unidades visitadas ontem fazem parte de um pacote de obras de revitalização iniciado no ano passado. Os serviços incluem reparos de manutenção e pintura, que estão sendo executadas sem interrupção do atendimento ao público. Já foram revitalizados os Postos de Saúde do Quatinga, Botujuru, Nove de Julho, Jardim Ivete, Ponte Grande e Santo Ângelo.
Na Vila Suíssa, o trabalho executado foi a reforma do telhado, enquanto a unidade do Programa Saúde da Família Jardim Aeroporto III foi contemplada com a implantação de um consultório odontológico. "As unidades e serviços são escolhidos de acordo com prioridades", informou a diretora do Departamento de Rede Básica, Rebeca Barufi, que acompanhou o secretário nas visitas. Segundo ela, as próximas revitalizações devem ocorrer nos postos de Braz Cubas e Vila Moraes.
Durante a visita às estruturas, o secretário aproveitou para conversar com a equipe e conhecer os diferenciais de cada unidade. Na UBS Ponte Grande, por exemplo, além dos atendimentos convencionais, funciona também o Programa Melhor em Casa, serviço de alta complexidade que presta assistência domiciliar multiprofissional e integral a pacientes portadores de patologias crônicas e com impossibilidade de locomoção. "O Melhor em Casa faz parte de uma iniciativa do governo federal que presta um importante serviço aos pacientes acamados de longa permanência e suas famílias", explicou o médico Felisberto Nogueira ao secretário Francisco Bezerra.