A Secretaria de Serviços de Arujá removeu grande quantidade de entulho despejado irregularmente pela população em locais como a rua 47, o Campo do Cruzeirinho e outras regiões do Parque Rodrigo Barreto. A ação precisou do apoio de uma retroescavadeira e quatro caminhões. A limpeza ocorreu antes da virada de Ano Novo e, além de resolver um problema de poluição visual, visa a manutenção do bairro e a prevenção de situações que podem ser causadas com as chuvas de verão.
Remoções deste tipo são recorrentes no Barreto, mesmo nas áreas em que há placas instaladas pela prefeitura alertando para as penalidades previstas em lei para quem comete o despejo irregular de lixo. Para que problemas como estes não se repitam ao longo do ano é fundamental o apoio e a participação da população em dar destino correto ao próprio resíduo e fazer denúncias à Fiscalização de Meio Ambiente (4653-1845) ou à Guarda Municipal (153), que atende também aos fins de semana. Anotar números de placas de veículos, fotografar ou mesmo gravar os dias e horários dos despejos são formas de colaboração.
Além de prejudicar o meio ambiente e poluir a cidade, o descarte irregular de lixo e entulho em Áreas de Proteção Permanente (APPs), Áreas de Proteção Ambiental (APAs), beiras de estradas e ruas pode resultar em multa de mais de R$ 3 mil.