Em 2018 a região do Alto Tietê foi destaque ao longo do ano, segundo o Centro de Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Até novembro, a região registrou o melhor desempenho no nível de emprego industrial entre 36 regiões industriais do Estado de São Paulo, com um saldo de 3.550 postos de trabalho criados ao longo do ano, o que representa uma variação positiva de 5,84%.
O diretor regional do Ciesp, José Francisco da Silva Caseiro, disse que esse resultado é fruto, principalmente, da diversidade do parque empresarial. "O Alto Tietê tem dezenas de segmentos em atuação, então a recuperação de um compensa a retração do outro. Em 2018, em especial, o setor que mais evoluiu foi o de metalurgia, que é um dos mais representativos da região e tinha sido o mais afetado pela crise", afirmou.
O setor metalúrgico teve um crescimento do emprego em 100% e em outras áreas uma evolução positiva, como nos setores de Veículos Automotores, Máquinas e Equipamentos, Têxtil e Alimentos. O crescimento desses setores, para Caseiro, compensa outros que ainda permanecem com indicadores negativos, como é o caso dos segmentos de Papel, Químico e Madeira. (N.F.)
Texto supervisionado pelo editor.