A procura pela vacina contra a febre amarela tem sido baixa entre as cidades da região. Suzano, a partir de amanhã, contará com um calendário específico, indicando as unidades e dias da semana em que serão feitas as imunizações. Mogi das Cruzes já trabalha com uma programação diferenciada. 
A reportagem do Grupo Mogi News esteve ontem em postos de saúde das duas cidades, e, enquanto a equipe se manteve nos locais, a procura realmente foi pequena. Em Suzano, a diretora da Vigilância Sanitária, Maria Cristina Perin, explicou que o calendário indicando os dias e locais de vacinação começa a valer a partir de amanhã. "Tomamos essa medida a fim de diminuir o desperdício das doses. Cada frasco garante dez doses de vacina, e, às vezes, as enfermeiras abrem a unidade e imunizam apenas uma pessoa, perdendo as outras dez doses". 
Ela ainda falou sobre a importância da vacina para a população. "Entre o ano passado e o anterior, dos 300 mil habitantes da cidade, aproximadamente 200 mil foram protegidos. Ainda assim, esperamos que todos sejam imunizados. A procura é baixa até mesmo pelo número de pessoas que já se adiantaram em outras campanhas, mas esperamos que quem ainda não tomou a vacina procure os nossos postos".
A autônoma Simone Ferreira, de 46 anos, levou a neta de oito meses para atualizar a carteirinha de vacinação na Unidade Básica de Saúde (UBS) Prefeito Alberto Nunes Martins, conhecida como CSII, no centro. "Eu ainda não tomei por causa do tumulto que foi a outra campanha. Mas hoje que vim para acompanhar, já vou me informar e tomar a vacina. É muito importante, não podemos deixar para depois". 
Em Mogi, na UBS do Jardim Camila, poucas pessoas procuravam pela imunização, que é realizada no local às quartas-feiras. A auxiliar administrativa Viviane Maria de Souza, 37, aguardava por uma consulta e contou que todos em casa já tomaram a vacina. "Eu e meu filho também tomamos na época da campanha. Eu acho importante a gente se prevenir, ainda mais pelos casos que ficamos sabendo".
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi, nos dois últimos anos, 315.465 pessoas foram imunizadas no município, mas em 2019 a procura ainda está abaixo do esperado. Em janeiro, foram aplicadas 1.400 doses até o momento. Deste total, 74  foram aplicadas no período noturno, facilidade implantada em dezembro, quando iniciou o período de verão e férias, e que terminará no final de fevereiro, antecedendo o Carnaval.
A respeito da baixa procura, a secretaria informou que tem prestado informações e divulgado a importância da vacina de proteção contra a doença para a população. 
*Texto supervisionado pelo editor.