A qualidade das calçadas na região central de Suzano e em bairro próximos tem sido motivo de reclamação por parte dos moradores e de demais pessoas que precisam passar pelos locais. Segundo a prefeitura, somente no primeiro semestre do ano passado, foram registradas 213 reclamações e 87 notificações.
Vale lembrar que a responsabilidade da manutenção de calçadas é do proprietário do imóvel, mas cabe à prefeitura de cada cidade realizar a fiscalização da qualidade e conservação, e também, orientar e aplicar as devidas multas caso seja necessário. Em Suzano, o valor da multa, caso as manutenções solicitadas não sejam realizadas, em até 60 dias após a notificação, é de R$ 694.
A reportagem do Grupo Mogi News esteve no centro da cidade e ouviu alguns moradores, como o aposentado Milton Faria, de 70 anos, que falou sobre a falta de manutenção nas vias. "Está péssimo. Tem lugares que nem calçada têm. É necessário fazer uma melhor fiscalização, cobrar os proprietários".
Quem também não está satisfeita com os passeios públicos é a autônoma Elisabete Aparecida Amador, 58. Ela vende sorvetes, e disse ter dificuldade para andar com o carrinho que utiliza para refrigerar os produtos. "São muitos buracos. A gente vê que alguns lugares tem reforma, mas ainda não está 100%. Parece que quanto mais afastado do centro, menos eles cuidam", explicou.
A dona de casa Josevânia Maria Utembergue, 63, também citou a falta de cuidado, principalmente com os bairros. "Eu moro no Parque Maria Elena, e lá é pior. No centro nós percebemos que eles cuidam, mas em alguns lugares é bem problemático", contou.
Em resposta às reclamações, a prefeitura informou que está concluindo um levantamento da situação das vias na área central, e que estes dados irão nortear próximas ações no âmbito urbanístico. Para registrar alguma reclamação, o telefone é o 4745-2046.
*Texto supervisionado pelo editor.