A Ouvidoria Geral de Mogi das Cruzes recebeu 2.905 demandas no período de janeiro a dezembro do ano passado, número 5% menor do registrado em 2017, quando foram recebidas 3.076 demandas. O serviço atende pelo telefone 156 e funciona da seguinte forma: quando um munícipe entra em contato e registra uma demanda sobre determinado serviço, a solicitação é enviada para a secretaria competente, onde há um responsável para atender às demandas e encaminhar o processo. Uma vez por semana, representantes das secretarias se reúnem para identificar e mapear as principais solicitações. De acordo com a prefeitura, as pastas mais demandadas são a de Serviços Urbanos, Segurança, Departamento de Fiscalização de Obras Particulares - subordinado à Secretaria de Planejamento -
e a pasta de Transportes.
Os dados revelam que as solicitações de limpeza em terreno particular lideram as demandas, que têm a Secretaria de Segurança como a responsável. De janeiro a dezembro do ano passado foram 1.064 registros, já no mesmo período de 2017, 1.040. Em seguida, estão as solicitações para o serviço de tapa-buraco, realizado pela Secretaria de Serviços Urbanos. Só no ano passado foram 623 demandas e em 2017, 762.
Os requerimentos para nivelamento e cascalhamento também registraram números significativos. Para se ter uma ideia, foram 447 demandas ano passado, e 487 em 2017. Já as demandas de limpeza e capinação de guias somaram 389 registros em 2018 e 394 em 2017. No entanto, em 2017, a limpeza de terrenos municipais somou 393 solicitações. Ambos os serviços são realizados pela Secretaria de Serviços Urbanos. Outra demanda alta registrada ano passado foram as avaliações de corte e/ou poda de árvore. O serviço, que é realizado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, recebeu 382 demandas no ano passado.
Além do número 156, a Ouvidoria atende pelo e-mail
[email protected]. Dessa forma, as solicitações on-line são enviadas diretamente ao responsável de cada pasta competente pela demanda.