A Secretaria de Segurança Cidadã de Suzano elaborou um levantamento das ações promovidas pela Guarda Civil Municipal (GCM) entre os meses de janeiro e novembro de 2018, desde atendimentos a acidentes de trânsito e casos contra o patrimônio público a iniciativas sociais e encaminhamentos à Polícia Militar. No total, foram cem tipos de ocorrências relacionadas à atuação dos agentes.
Além disso, desde de outubro, a corporação passou a ter um grupamento de elite, a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), que conta com nove agentes. Em dezembro a GCM ainda foi homenageada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) em referência ao programa Patrulha Maria da Penha.
Segundo o relatório da pasta, a corporação esteve presente ao longo de 2018 em 3.757 ocorrências. Dentre os tópicos que tiveram maior número de registros estão 780 assistências a outras secretarias, 708 abordagens, 610 cumprimentos de ordem de serviço, 241 atendimentos sobre perturbação de sossego e 65 prestações de socorro. Em relação a roubos e furtos de estabelecimentos, residências, transeuntes e veículos, a GCM esteve presente em cem casos, que resultaram em 33 prisões em flagrante.
Ao longo do ano também houve importantes investimentos em equipamentos e armamentos. Em maio foram adquiridas 18 pistolas semiautomáticas calibre 380. Já em agosto a GCM recebeu um lote da Prefeitura de Campinas. A cidade foi contemplada com 25 revólveres calibre 38, das marcas Taurus e Rossi. Todos os 134 agentes passaram por treinamento e avaliação psicológica e estão aptos a portarem as armas. Anualmente, integrantes passam ainda por uma requalificação de 80 horas, que é uma exigência da Polícia Federal.
Outro destaque é a Patrulha Maria da Penha, que em dezembro foi premiada pelas ações que têm o objetivo proteger mulheres vítimas de violência e coibir a reincidência dos agressores. Para o comandante da GCM, Sérgio de Assis Andrade, a premiação coroou todo o trabalho realizado nos últimos quatro anos, com mais de 34 mil rondas realizadas para garantir o cumprimento de medidas protetivas e 30 prisões em flagrante de agressores. "É emocionante perceber que, além das vidas que salvamos, somos reconhecidos como exemplo neste campo de trabalho", afirmou.
Romu
A criação foi uma iniciativa da prefeitura. "Nossa linha é de investir na GCM para que seja sempre aprimorada e esteja preparada para atuar da maneira como se espera. A expectativa é de que Suzano venha a servir de exemplo e a inspirar outras cidades a fazerem o mesmo", complementou o assessor especial da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, Jefferson Ferreira dos Santos.