Elisângela da Silva, conhecida em Mogi como Gaza, é uma das idealizadoras dos projetos de skate na cidade de Mogi das Cruzes. Ela é responsável pelas três etapas do Gaza que aconteceram na cidade do Gaza Skateboard, competição entre skatistas, que na última edição, no dia 8 de dezembro, foi realizada dentro do projeto Escola da Família do governo do Estado de São Paulo, na Escola Estadual Galdino Pinheiro Franco, em Braz Cubas. Gaza afirmou que já prepara a próxima edição do torneio, que ainda não tem data definida, mas acontecerá em 2019.
No torneio Gaza Skateboard, a inscrição dos atletas é feita mediante doação de um quilo de alimento não perecível. Na última edição, competiram mais de 30 atletas e mais de 190 pessoas estiveram envolvidas na organização do evento. Os skatistas são divididos em três categorias: Mirim, dos 3 aos 14 anos, categoria Iniciante, dos 14 aos 17, e Amadores acima de 17 anos. O corpo de jurados é composto por atletas profissionais, chamados de pró ou masters.
"Todas as edições foram ótimas, inclusive essa última. Para este ano, temos vários projetos para incentivar o skate na cidade e na região. Um desses eventos, já confirmado, é a 4ª edição do Gaza Skateboard", adiantou a ex-skatista que teve de abandonar o esporte após quebrar o quadril ainda na adolescência. Segundo Gaza, ela não pratica mais o esporte, mas quer fazer o que estiver ao seu alcance para ajudar na promoção da atividade.
Gaza concluiu afirmando que a realização dos eventos de skate na cidade é um trabalho em conjunto com todos os outros amantes do esporte, que visam sempre impulsionar a prática no Alto Tietê. (F.A.)