E Jesus ensinava nas sinagogas deles e por todos era louvado. Chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o Seu costume, e se levantou para ler. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. E abrindo-o, achou o lugar em que estava escrito:
"O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor. E fechando o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se. E os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nEle."
Então começou a dizer-lhes:
- Hoje se cumpriu esta Escritura aos vossos ouvidos.
E todos lhe davam testemunho e se admiravam das palavras de graça que saíam da Sua boca.
E diziam:
- Este não é o filho de José?
Disse-lhes Jesus:
- Sem dúvida me direis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; tudo o que ouvimos teres feito em Cafarnaum, faze-o também aqui na tua terra.
E prosseguiu:
- Em verdade vos digo que nenhum profeta é aceito na sua terra. Em verdade vos digo que muitas viúvas haviam em Israel nos dias de Elias, quando o Céu se fechou por três anos e seis meses, de sorte que houve grande fome por toda a Terra. E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva em Sarepta de Sidom. Também muitos leprosos haviam em Israel no tempo do profeta Eliseu, mas nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro.
As sinagogas eram locais de reunião, ensino e oração dos judeus, localizados em bairros ou cidades. São como congregações locais, subordinadas ao Templo Sede, em Jerusalém. Como a pregação do Evangelho começou em Israel, tanto Jesus como os discípulos, por serem judeus, usavam as sinagogas para o anúncio das Boas Novas, inclusive no exterior. Devido à rejeição, os cristãos passaram a se reunir em casas. Posteriormente, quando os cristãos construíram as primeiras Igrejas, usaram as plantas das sinagogas como modelos. Podemos dizer que as sinagogas são as mães das Igrejas.
Em Isaías 61:1 encontramos: "Os Livros das Escrituras, nos tempos de Jesus, eram escritos em rolos. Não era fácil localizar trechos, pois o livro precisava ser desenrolado por vários metros. A divisão da Lei e os Profetas em versículos somente foi feita em 1445 pelo Rabi Nathan e o Novo Testamento em 1551, por Robert Stevens, um impressor sediado em Paris. Quatro anos depois, este mesmo impressor publicou a primeira Bíblia dividida em capítulos e versículos, a Vulgata Latina. Daí ser admirável que Jesus tenha achado justamente a profecia que a Ele se refere.
Em 1 Reis 17:8- 24 e 2 Reis 5, em relação a viúva de Sarepta, Naamã, Jesus menciona dois estrangeiros consumidos pela miséria e pela doença, que foram abençoados por Deus, em detrimento de muitos judeus nas mesmas condições.