Em Mateus 24:40 encontramos uma passagem que diz que "dois estarão no campo, um será tomado". Muitos questionam se esse texto se refere ao arrebatamento da igreja de Cristo e as pessoas que irão ficar depois do arrebatamento. Como devemos entender?
1) O verso que iremos estudar em Mateus 24:40-41 diz: "Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra". A primeira coisa que temos de fazer aqui é observar esse "então" do início do verso, pois ele liga esse texto a algo que foi mencionado antes. Para uma resposta precisa precisamos analisar o contexto. Mateus 24:29 é o acontecimento que está sendo narrado e nos ajuda a entender melhor a questão: "Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados" (Mateus 24:29). Ou seja, os versos que estamos estudando se situam nesse período de tempo, que não é o arrebatamento da igreja de Cristo.
2) Os versos imediatamente antes mostram uma comparação desses eventos com o dilúvio: "e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem" (Mateus 24:39). Observe que o dilúvio é usado aqui por conter a ilustração que se assemelha ao texto que estamos estudando. O dilúvio separou pessoas. Levou várias para a morte e condenação, enquanto deixou Noé e sua família para a salvação. Isso nos dá uma boa pista do significado que Jesus quis ensinar aqui e do evento que Ele está tratando, que é o final dos tempos, a Sua volta.
Significado de dois estarão no campo
3) Dois estarão no campo. Possivelmente esses dois homens poderiam ser ou sócios, ou amigos de trabalho, ou até familiares. A segunda vinda de Cristo não respeitará alianças terrenas. Ela efetuará juízo e separação mesmo diante daqueles que são próximos de alguma forma (parentes, amigos, sócios). Imagine que Noé e sua família tinham outros parentes, amigos, conhecidos. Mas foram separados repentinamente pela chegada do dilúvio. Assim será também na segunda vinda de Cristo. Esse é o foco da fala de Jesus.
Significado de duas estarão trabalhando no moinho
4) Duas estarão trabalhando no moinho. A comparação aqui é a mesma. Geralmente esse trabalho era realizado por mulheres. Parentes, amigas, companheiras de trabalho, enfim, laços haveria entre elas no dia a dia de trabalho ou por conta do sangue. Mas esses laços não seriam respeitados e considerados na segunda vinda de Cristo. Isso demonstra que a salvação é algo individual e que não podemos fazer pelo outro ou no lugar dele.
5) Por fim, essa interpretação fica bastante clara e é finalizada pelo alerta que Jesus dá: "Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor" (Mateus 24:42). Observe que aqui Cristo fala exatamente do acontecimento de que está falando, ou seja, Sua segunda vinda. A data da segunda vinda de Cristo é desconhecida, por isso, cada pessoa deve estar preparada para esse dia de encontro para prestar contas a Jesus. Não poderemos nos apoiar em outras pessoas nesse dia, será cada um de nós de forma pessoal com Deus.