O novo secretário de Saúde de Mogi das Cruzes deve ser anunciado nos próximos dias, conforme informou ontem o prefeito Marcus Melo (PSDB) durante um evento de despedida organizado pelos colaboradores da Saúde, do então secretário, Marcello Cusatis. Até a escolha do novo chefe da pasta, a secretária-adjunta de Saúde, Rosangela Cunha, estará à frente da secretaria interinamente. "Marcello foi um grande secretário e já fazia um bom tempo que conversávamos sobre isso. Ele irá estudar, atuar na iniciativa privada e continuar nos ajudando. Hoje a pasta está estruturada e o próximo secretário dará continuidade", declarou Melo.
A decisão de Cusatis em deixar o cargo foi anunciada no início desta semana. Por motivos pessoais, a pretensão de retornar aos estudos e se dedicar à iniciativa privada, ele garante que a experiência foi positiva para o fortalecimento pessoal. "Passamos por situações complicadas, além da dificuldade da burocracia do poder público, estou como responsável da pasta desde 2014, começando no governo do Marco Bertaiolli e depois continuando para a gestão do Marcus Melo". Apesar da dificuldade econômica vivenciada nos últimos anos, Marcello ressaltou que o município conseguiu manter todos os equipamentos de saúde funcionando. "Acho que a maior dificuldade das cidades é manter tudo funcionando, e nós conseguimos manter o nosso padrão. Eu me sinto muito grato e feliz", disse.
Assumindo a pasta como secretária interina, Rosangela, médica pediatra e atuante na administração municipal desde 1993, destacou que foi "um prazer imenso" trabalhar ao lado de Cusatis. "Ele é uma pessoa competente, quando me chamou para ser adjunta foi uma parceria muito boa. Estamos sentindo órfãos, mas ele deixou uma equipe extremamente competente". Questionada sobre assumir a cadeira como secretária de Saúde, a médica contou que ainda não tem informações sobre a decisão.
Para o deputado Marco Bertaolli (PSD), prefeito de Mogi por dois mandatos, Cusatis foi "planejador" do crescimento da saúde no município. "Fiz questão de prestigiar essa reunião que os colaboradores de saúde fizeram para o Cusatis. Vim homenagear e o reconhecimento é muito importante. Ele propôs fazer uma transição e agora partindo para novos desafios, isso faz parte da democracia", contou.