Os detalhes técnicos dos testes realizados pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), entre ontem e anteontem, para o fim da baldeação na estação Guianases foram apresentados ao deputado federal eleito Marco Bertaiolli (PSD), durante uma reunião com o presidente da autarquia, Pedro Moro, na última quinta-feira. Na semana anterior, o parlamentar já havia tratado do assunto com o secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.
Entre as necessidades avaliadas nos testes, estava a capacidade da carga de energia elétrica. O deputado disse na ocasião que são 160 viagens por dia, 80 em cada sentido. Segundo ele, o fim da baldeação foi um compromisso assumido pelo governador João Doria (PSDB).
O objetivo, de acordo com Moro, é que os trens expressos cheguem até Mogi das Cruzes em todos os horários, por isso os testes, que incluem a sobrecarga de energia. Ele ressaltou ainda que os trens que circulam atualmente são maiores e transportam cerca de 2,4 mil pessoas em cada viagem, enquanto a média anterior era de 1,8 mil.