O reforço e a intensificação dos projetos do Fundo Social de Suzano, presidido pela primeira-dama Larissa Ashiuchi, é o objetivo da entidade para este ano. Neste mês, Larissa afirmou que haverá o "Janeiro Solidário", com a premissa de aumentar a arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos por meio de doações até dia 31 de janeiro, data em que é comemorado o Dia Mundial da Solidariedade.
Ao longo do ano haverá ainda mais uma edição da Campanha do Agasalho, Casamento Comunitário, Gincana e o Miss e Mister Melhor Idade, assim como ações voltadas ao Dia Nacional da Alegria (DNA), Dia das Crianças e o Dia Mundial da Gentileza. "Além dos trabalhos que já estão em nosso calendário, vamos divulgar novos projetos", disse.
A primeira dama-destacou, entre as ações realizadas em 2018, a formação de 4 mil alunos em cursos e oficinas ministrados ao longo do ano passado. O projeto foi realizado em conjunto com o Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) o Centro de Convivência da Melhor Idade Maria Picoletti e o Fundo Social de Solidariedade, e foi dividido por especialidades, entre elas em "Escola da Moda", "Construção Civil" até aos destaques, de "Administração do Tempo" e "Aprendendo a Usar o Celular"; esta direcionadas ao público da melhor idade.
Larissa também promoveu, no ano passado, a campanha da Boa Visão atendendo 24 mil alunos e 2 mil idosos. Além disso, houve o "VI Curso de Promotoras Legais Populares", empoderando as mulheres, e curso de HTML para surdos. Ao todo, foram mais de 20 atividade desenvolvidas pelo Fundo Social de Solidariedade ao longo de 2018. "Avalio de forma positiva, pois, conseguimos chegar aos quatro cantos da cidade, em parceria com mais de cem entidades cadastradas no Fundo Social e dezenas de empresas e instituições", esclareceu.
Condemat
Além de ser presidente do Fundo Social, Larissa Ashiuchi também está à frente do Conselho Técnico dos Fundos Sociais, órgão vinculado ao Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). De acordo com ela, o conselho tem como premissa para o ano de 2019 unir as cidade do Alto Tietê em um único objetivo: o de oferecer melhor qualidade de vida às famílias da região. Ela revelou que o Conselho Técnico dos Fundos Sociais deve se reunir em fevereiro para definir as novas estratégias para este ano.
*Texto supervisionado pelo editor.