A Secretaria da Mulher de Poá, em parceria com a ONG Cabelegria, readequou o atendimento no Banco de Perucas e agora o local contará com um horário estendido, possibilitando assim receber e orientar um número maior de pessoas. Até dezembro, o espaço só ficava aberto em dois dias da semana e agora passa a funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
"Esse é um projeto pioneiro no Alto Tietê, que oferece perucas à pacientes de todas as idades que estão em tratamento de câncer ou doenças que causam a queda dos cabelos. O espaço, que está instalado na Rua Fernando Pinheiro Franco, 141, atende pessoas de toda região. É uma unidade espetacular. Além de todo o sofrimento com o tratamento do câncer, a autoestima do paciente fica bastante abalada com a queda do cabelo e o acesso às perucas ajuda muito", disse a secretária da Mulher, Jeruza Reis.
A Cabelegria nasceu em outubro de 2013, quando as amigas Mylene Duarte e Mariana Robrahn começaram um projeto com o objetivo central de ajudar crianças com câncer. As ações realizadas pela ONG são simples: basta doar um pouquinho de cabelo para que as peruquinhas possam ser feitas e doadas.
Desde o seu nascimento, a ONG já ajudou mais de 6.000 pessoas com a doação de perucas. "O Banco de Perucas foi pensado para atendermos os pacientes de uma maneira mais leve. Aqui em Poá, que conta com uma unidade desde setembro de 2017, foi feita uma adequação para melhorar ainda mais o atendimento e agora as pessoas tem um melhor horário para procurar a unidade", comentou Mariana Robrahn.
Ainda de acordo com a idealizadora do Cabelegria, para retirar as perucas em Poá o paciente precisará fazer um cadastro. "A partir disto vamos aprovar esta ficha. Porém, o solicitante também precisa apresentar um laudo médico, um comprovante de quimioterapia e um documento de identificação. Reforçando que atendemos também pessoas com outras doenças, além das em tratamento de câncer", acrescentou Mariana Robrahn.
A assistente administrativa Maria Aparecida Rodrigues Borborema, 39 anos, esteve hoje (30/1) no Banco de Perucas de Poá e elogiou o atendimento recebido no local. "Fui muito bem atendida. Todos muito atenciosos e carinhosos. Ter acesso a um espaço como este durante o tratamento faz toda a diferença. A equipe da Secretaria da Mulher está de parabéns".
A aposentada Maria Helena de Freitas, 54 anos, foi até o Banco de Perucas de Poá para fazer doações de cabelo e retirar os certificados que são fornecidos pelo Cabelegria. "É uma felicidade muito grande poder contribuir com um projeto tão bonito e importante como este. Quem quiser e puder também ajudar com doações deve procurar a Secretaria da Mulher de Poá", explicou.
Mais informações sobre o Banco de Perucas de Poá podem ser obtidas pelo telefone 4639-2044.