As cidades do Alto Tietê estão reforçando o alerta para a vacinação contra a febre amarela, pois, de acordo com as Secretarias de Saúde, é importante vacinar-se no período das férias por causa do deslocamento para áreas de maior ocorrência da doença, como regiões de mata no interior do país. A recomendação das instituições de saúde é que dez dias antes de viajar, a pessoa se vacine contra a doença.
No começo da tarde de anteontem, o município de Biritiba Mirim confirmou o primeiro caso de febre amarela neste ano. A vítima está internada desde o dia 8 de janeiro, no Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes. De acordo com a família, o portador trabalha com entrega em toda a região, portanto, a Prefeitura de Biritiba informou que não se sabe exatamente se o paciente contraiu a doença no município de residência ou em outra cidade.
Em Suzano a Secretaria Municipal de Saúde informou que no ano passado foram registrados 16 notificações, dos qual apenas um caso foi confirmado e o paciente foi curado. O município tem a vacina disponível nas 21 unidades de saúde. Esta imunização é indicada à partir dos nove meses. Segundo a pasta o estoque é suficiente para atender a população.
Na cidade de Ferraz de Vasconcelos não houve registros de casos de febre amarela neste ano e, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão vinculado à Secretaria de Saúde do município, a procura pela vacina está baixa, no entanto, a cidade continua oferecendo. Em 2 de fevereiro, das 9 às 15 horas, na Praça da Independência, no centro, e em dois supermercados da cidade, haverá ação visando a vacinação dos moradores. Em Arujá não houve casos registrados e a procura é pequena. Segundo a prefeitura a baixa procura é pelo fato da cidade ter atingido a meta de vacinação contra a febre amarela.
No município de Poá foram registrados, no ano passado, 12 notificações para febre amarela, destas, 11 foram descartadas e um está aguardando resultado de exames. Aproximadamente 75 mil pessoas já foram imunizadas contra a doença no município. As vacinas estão disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde: CSII, Jardim América, Calmon Viana e Jardim Nova Poá de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas.
Já em Mogi, a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando a vacinação contra febre amarela no período noturno. A dose está disponível de segunda a sexta-feira, das 18 às 21 horas, em cinco unidades alternadas: Jardim Universo, Santa Tereza, Jardim Camila, Jundiapeba e Vila Suíssa.
Única dose
A dose é única e válida por toda a vida, mas é contra indicada para bebês menores de nove meses, gestantes, mães que amamentam bebês menores de seis meses, pessoas que apresentam algum tipo de imunossupressão por uso de remédios ou portadores de doenças imunossupressoras. Doentes crônicos devem consultar o médico.
*Texto supervisionado pelo editor.