As vendas de Natal em Guararema ficaram abaixo do esperado. O município recebeu, em média, 300 mil visitantes do dia 6, quando foi inaugurada a tradicional decoração natalina da cidade -
conhecida como "Cidade Natal" -, até 27 de dezembro. A quantidade foi inferior em relação ao ano passado, quando 400 mil pessoas haviam passado pelo local. As informações são do presidente da Associação Comercial de Guararema, Marlon Rodrigues do Nascimento. Segundo ele, ainda não é possível estimar a porcentagem da queda, mas os dados serão divulgados a partir do dia 7 de janeiro.
O esperado era que, no período do Guararema Cidade Natal, a média de visitantes do ano anterior fosse mantida, o que não ocorreu. Segundo informações da secretária de Cultura, Esportes e Lazer, Jussara Zatsuga, apesar dessa diferença, o fluxo de pessoas foi intenso, o que auxiliou o comércio local. "Recebemos turistas de diversas regiões do Estado de São Paulo, principalmente do Alto Tietê e Vale do Paraíba", contou. 
Segundo Nascimento, infelizmente é improvável que a cidade atinja os 400 mil visitantes até o dia 6 de janeiro, quando acaba o período de compras de fim de ano. Porém, a expectativa de vendas fica para o dia 1º de janeiro. "A partir dessa data, quando outras pessoas da região também frequentam a cidade, pode ser que ainda haja vendas. E também ao longo da semana, até 6 de janeiro, pois concilia com o dia de pagamento".
Cidade Natal
O Programa Guararema Cidade Natal chegou à sua nona edição. Famosa na região, a decoração natalina atrai públicos de várias cidades do Alto Tietê e demais localidades. Segundo Jussara, desde que o evento surgiu, já foram reutilizadas 5 milhões de garrafas PET que fazem parte da decoração. "Temos mais de 20 pontos decorados e, neste ano, arrecadamos cerca de 500 mil garrafas, com o apoio das escolas municipais, estaduais e particulares, por meio de um concurso, e da Cooperativa Guararecicla". (Texto supervisionado pelo editor)