As dez startups que estavam incubadas no Polo Digital de Mogi das Cruzes se habilitaram na manhã de ontem após quatro meses recebendo orientações e fortalecendo a empresa para o mercado de trabalho. A próxima fase será a incubação por mais nove meses, quando continuarão a desenvolver o projeto. O evento aconteceu na sede do Polo e contou com a presença de um dos principais investidores anjo do Brasil e CEO (diretor-executivo) da Bossa Nova Investimentos, João Kepler. A iniciativa do projeto surgiu de uma parceria da prefeitura com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em agosto deste ano.
Para Kepler, não basta o empreendedor entender apenas da empresa, mas sim, entender como pensa o investidor, já que é por esse caminho que ele irá conseguir, na maior parte das vezes, estimular o crescimento da empresa. "As oportunidades surgem para quem aparece para elas. Então, vim até Mogi para falar com os empreendedores locais e entender o que está acontecendo aqui. Por outro lado, para o empreendedor é muito importante também entender como pensa o investidor, saber o que ele está buscando", disse.
Com essas ações, o Alto Tietê está inserido no Ecossistema de Inovação do Estado de São Paulo, de acordo com o gerente regional do Sebrae na região, Sergio Gromik. "É a grande comunidade de inovação de startup da região. Hoje (ontem) é um ciclo que se encerra, mas na verdade já vem dentro de um conjunto de ações. Vamos continuar com o Speed Mentoring que é um programa para ajudar quem tem uma ideia, mas ainda não tem o produto", ressaltou.
Atualmente, as startups que participam do programa são: Bikepacker, Corta Fila, KAR4KIDS, Magisteria, Mia, Nell Technology, Octano, Orça Fácil, 77 Drive e Sua Nfe. Durante os quatro meses de mentoria, todas participaram de oficinas e workshops. O coordenador do Polo Digital, Rodrigo Garzi, afirmou que os primeiros quatro meses de incubação das empresas são o "pontapé inicial do ciclo de um ano que ficarão aqui". "Quando o Sebrae queria trazer um programa de startup para cá, nos procurou, se achávamos que combinada com o polo e combina muito. Vamos dar continuidade, tentando conectá-los no mercado de trabalho", concluiu.