O argentino Jorge Sampaoli é o novo técnico do Santos. O treinador que comandou a seleção de Messi na Copa do Mundo da Rússia vem ao Brasil neste final de semana para acertar os últimos detalhes do acordo e assinar o contrato. "Santos e Jorge Sampaoli têm um aceite assinado na proposta para que o argentino seja o treinador da equipe em 2019. Os últimos detalhes e a assinatura do contrato devem ser finalizados em encontros presenciais neste final de semana", publicou o clube no Twitter.
O contrato deve ser de duas temporadas. O ex-técnico da Argentina está disposto a abrir mão de um "salário europeu" para assumir o time em 2019. Antes do anúncio oficial, o Santos postou uma bandeira da Argentina, uma clara referência a Sampaoli, mas sem citar seu nome.
O comandante vai trabalhar pela primeira vez em clube brasileiro. O último trabalho do treinador, de 58 anos, foi uma tumultuada passagem pela seleção da Argentina. Ele teve dificuldades para classificar a equipe para a Copa do Mundo de 2018 nas Eliminatórias Sul-Americanas e só conseguiu a vaga no último jogo, com uma vitória sobre o Equador, fora de casa.
Na competição realizada na Rússia, a seleção argentina terminou na segunda colocação do seu grupo e avançou às oitavas de final no sufoco, sendo que chegou a ser derrotado por 3 a 0 pela Croácia na primeira fase. Com atuações irregulares, o time foi eliminado pela França nas oitavas do Mundial. Sampaoli foi demitido após rumores de problemas de relacionamento com o grupo
Antes de comandar a Argentina, o técnico treinou o Sevilla, da Espanha. Seu grande trabalho foi na seleção do Chile, pela qual conquistou a Copa América, em 2015, título então inédito para a história do futebol do país.
O presidente do Santos, José Carlos Peres, exaltou a contratação de Sampaoli e definiu a sua ação de acertar a chegada de um treinador renomado e estrangeiro ao time como uma ação ousada. "A vida precisa de ousadia", afirmou o dirigente, em nota oficial divulgada ontem, após o anúncio de que tem um acordo prévio.
"Podemos não ter o maior orçamento do futebol brasileiro, mas temos a maior marca entre os clubes nacionais e precisamos saber utilizá-la. Assim, conseguimos atrair jogadores como Carlos Sánchez, Bryan Ruiz, Derlis González e, agora, o técnico Jorge Sampaoli", disse.
Na avaliação de Peres, o estilo de jogo adotado por Sampaoli em seus trabalhos deve combinar com características históricas do Santos, como a aposta em jovens e a escalação de formações ofensivas. Ele também apontou que a contratação de um treinador renomado recupera a autoestima de uma torcida hoje abalada pelos resultados ruins da atual temporada, além de ajudar a movimentar o futebol brasileiro.