O programa estadual Frente de Trabalho, gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), abrirá inscrições em Arujá. A iniciativa, que garante qualificação e renda para cidadãos em situação de vulnerabilidade social, foi solicitada ao Estado pelo prefeito José Luiz Monteiro (MDB) no último dia 27 e é resultado de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Arujá.
As inscrições serão realizadas no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Arujá entre nos dias amanhã e sexta-feira. Serão inscritas cem pessoas por dia (por ordem de chegada) para a seleção feita por profissionais da Sert que visa ao preenchimento de 50 vagas. Para participar é preciso ter entre 17 e 70 anos de idade, estar desempregado, residir há pelo menos dois anos no Estado e não receber benefício algum do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Não é exigida escolaridade.
O beneficiado recebe bolsa-auxílio de cerca de R$ 300,00 (incluído o cartão-alimentação), seguro de acidentes pessoais e auxílio-deslocamento, quando necessário. O participante presta serviços de interesse local (quatro dias por semana - 6 horas/dia) e frequenta cursos de qualificação profissional (um dia por semana). A participação na Frente não constitui vínculo empregatício, já que tem caráter assistencial e de formação profissional.
A implantação do programa foi informada à prefeitura nesta ontem e atende à solicitação feita pelo prefeito José Luiz Monteiro ao chefe de gabinete da Sert, Pedro Nepomuceno Filho, em reunião no Paço Municipal. O pedido foi, inclusive, reiterado pelo adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Adjalma do Carmo Tereza, o Didi, em reunião posterior em São Paulo. "Essa é uma medida essencial para enfrentarmos a atual crise no mercado de trabalho porque, além de ajuda financeira, os participantes contam com capacitação profissional e são preparados para concorrer às vagas de emprego. A iniciativa é integralmente custeada pelo Estado, não gera custos para o município", enfatizou José Luiz Monteiro.
Serviço
Para se inscrever, o cidadão deve comparecer no PAT Arujá (Rua Professor João Feliciano, nº 75, Bairro dos Barbosas), das 8h às 17h, munido de RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.