O prefeito Marcus Melo (PSDB) assinou ontem um convênio na área de tecnologia voltada ao setor agrícola com a cidade chinesa de Weifang. Melo recebeu a comitiva no gabinete, ao lado do vice-prefeito Juliano Abe, do presidente da câmara, Pedro Komura, e de secretários. O prefeito esteve no município chinês em setembro deste ano e destacou a importância do acordo, uma vez que Weifang possui um setor de produção de alimentos muito desenvolvido - responsável pelo abastecimento de 170 milhões de pessoas.
"Mogi tem uma tradição muito forte na agricultura e quando estive na China, na cidade de Weifang, percebi que eles têm uma produção impressionante nesta área, com tecnologia de ponta e inovação. Podemos aprender muito com eles e estamos estreitando esses laços", disse o prefeito, acrescentando que o planejamento inclui enviar uma comitiva mogiana à China em 2019, formada por empresários e técnicos do setor, para absorver conhecimentos práticos da produção.
O grupo chinês que esteve em Mogi ontem foi liderado pelo vice-prefeito de Weifang, Ma Qingmin, e contou com a presença de Lu Jie, Li Chengyuan, Kang Mei e Liu Zuoliang, todos membros da administração municipal. O grupo contou ainda com a presença de Yu Dongju, representante da Food Valley, um centro de produção e exportação de alimentos localizado em Weifang. Quando esteve na China, o prefeito mogiano conheceu o Food Valley e ficou impressionado com o que viu.
Durante a reunião de ontem, Marcus Melo apresentou um vídeo aos visitantes com informações sobre a cidade. Da mesma forma, o vice-prefeito de Weifang trouxe indicadores econômicos e números de sua cidade. Quem também esteve na reunião no gabinete foi o reitor da Universidade Brasil, Fernando Costa. A universidade faz parte do acordo firmado entre as duas cidades, pois concentrará as parcerias em pesquisa e desenvolvimento, recebendo informações e trabalhando para adaptá-las e transmiti-las aos brasileiros. Um dos segredos para o sucesso de Weifang na área de produção de alimentos, segundo o vice-prefeito, foram parcerias com universidades de vários países do mundo, como Holanda, Israel e Estados Unidos.
Esta é a segunda comitiva chinesa que visita Mogi das Cruzes. No dia 18 de outubro, a cidade recebeu representantes da província de Guangxi, que conheceram o agronegócio mogiano. Já na sexta-feira, dia 30 de novembro, estiveram no município representantes de dez países da União Europeia, que também conheceram empresas e produtores rurais locais.