Mogi das Cruzes pode receber em breve 60 totens com dispensadores de sacos plásticos para o recolhimento de fezes de animais domésticos e outros dejetos. Os pontos de instalação ainda serão definidos, de acordo com a administração municipal. Um edital para habilitação da empresa Publicão Brasil foi publicado no dia 28 de novembro. O prazo para recursos terminou ontem.
Segundo a prefeitura, a contratação tem como objetivo oferecer "um serviço que favoreça e facilite o recolhimento de fezes animais, pelo proprietários, durante passeios". A contratação se dará na forma de um termo de cooperação com a empresa, sem nenhum custo para a prefeitura, com a duração de um ano. O prazo pode ser prorrogado. "A empresa vencedora poderá explorar o espaço público em troca da oferta do serviço", informou a administração municipal.
Entre as obrigações da empresa estabelecidas no termo, estão a responsabilidade por confeccionar, instalar e manter em boas condições de utilização os totens nos locais indicados pela prefeitura, e manter nos dispensadores os sacos para coleta dos dejetos, repondo-os periodicamente ou até 24 horas após serem informados sobre a necessidade de recarga. Um relatório mensal também deve ser encaminhado para a Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente.
O brasão da cidade será inserido em todos os dispensadores e 10% deles devem ser destinados para campanhas institucionais da prefeitura, como prevê o documento. O restante poderá ser usado para comercialização e veiculação de publicidade patrocinada.