O VI Curso Promotoras Legais Populares (PLP) chegou ao fim. A capacitação, oferecida gratuitamente pelo Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), foi realizada de 8 de março a 27 de novembro, com um total de 35 palestras. A turma 2018, integrada por 25 mulheres, levará o nome da coordenadora da Patrulha Maria da Penha de Suzano, Rosemary Ferreira Caxito. A formatura está programada para ocorrer em 4 de dezembro (terça-feira), a partir 18h30, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682, Centro).
Para chegar até o final do curso, neste último mês, as PLPs tiveram três encontros: "Prática de Inteligência Emocional", "O significado da Arte Terapia" e "Dinâmica sobre Empatia", ministrados nos dias 6, 13 e 27, respectivamente. As aulas contam com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
No dia 6, o psicanalista Daniel Fernandes falou sobre "Prática de Inteligência Emocional", abordando questões sobre técnicas de habilidades fundamentais para aumentar a sua própria performance e trazer mais resultados para a vida, carreira ou negócios.
Já em 13 de novembro, a assistente Social Janete Figueira compartilhou o significado da Arte Terapia, que visa trabalhar o eu interior das mulheres, potencializando o que elas têm de melhor. As alunas também participaram de uma atividade de ginástica terapêutica oriental, com o grupo de Lian Gong, liderado por Reinaldo Matsumata e Sônia Matsumura Kudeken.
Por fim, na última terça-feira, dia 27, foi realizada a última palestra das Promotoras Legais, dirigida pela enfermeira Stefanie Pereira. Na oportunidade, as alunas participaram de uma dinâmica sobre empatia, onde cada uma teve que se colocar no lugar de uma mulher que vive em situação de violência, e tomar decisões importantes para resolver o problema em que foi colocada.
A edição 2018, que tem como madrinha a primeira-dama Larissa Ashiuchi, teve o objetivo de orientar as suzanenses sobre cidadania e conceitos de igualdade de gênero e respeito, além de enaltecer os seus valores humano, social, político e econômico. "Estou feliz pela conclusão de mais um curso", concluiu Larissa.