A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos divulgou ontem o balanço de atendimentos realizados durante a campanha "Fique Sabendo", promovida no município entre os dias 1 e 7 de dezembro. Foram realizados 2.178 testes de HIV e sífilis.
Foram 1.089 testes rápidos de HIV e 1.089 de sífilis. Destes, 31 resultados deram como positivos para Sífilis e seis para HIV. Os pacientes foram encaminhados ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE) para tratamento completo, incluindo consultas, medicamentos e exames necessários. Para HIV, este encaminhamento é facultativo, pois o morador pode tratar a doença em qualquer unidade de atendimento de sua preferência, em qualquer município.
A campanha "Fique Sabendo" teve início no dia 1º deste mês em uma ação que ocorreu nas duas estações de trens da cidade, onde a demanda foi livre. Além disso, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade intensificaram a oferta de testes rápidos para HIV e Sífilis durante toda a última semana. A iniciativa também contou com a distribuição de preservativos, panfletos e orientação sobre a importância do uso de proteção em qualquer relação sexual.
De acordo com o titular da pasta, Aloísio Lopes Priuli, a campanha superou o que era esperado. "Conseguimos desenvolver um trabalho muito maior do que a nossa expectativa. A adesão da população foi boa, bem como a integração dos nossos servidores. Com certeza, o próximo 'Fique Sabendo' será melhor ainda", afirmou Priuli.