O ecoponto do Parque Olímpico passará por reforma e melhoria das instalações e, por isso, estará fechado a partir de amanhã. A previsão é de que o local permaneça em obras até o final de março do ano que vem. O objetivo é adotar um novo modelo de descarte de materiais, mais moderno. Enquanto durarem os trabalhos, as pessoas poderão descartar seus materiais recicláveis no ecoponto de Jundiapeba (rua Manoel Fernandes, 44, na esquina com a avenida João de Souza Franco), que é mais próximo, ou na unidade do Jardim Armênia (rua Júlio Perotti, 56). O horário de funcionamento das duas unidades é de segunda-feira a sábado no período das 8 às 18 horas.
O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, explica que este novo modelo de funcionamento oferecerá mais praticidade às pessoas que descartam materiais no local e incluirá também a melhoria das instalações: "O ecoponto do Parque Olímpico recebe um bom movimento de cidadãos que deixam os objetos lá e queremos que este trabalho seja feito de melhor forma possível, com rapidez e facilidade", destacou.
Os ecopontos recebem diversos materiais, como pneus, aparelhos eletrônicos, móveis, madeira, cerâmica, materiais de construção (até 1 metro cúbico por pessoa por dia), papelão, oléo de cozinha, pilhas, baterias eletrônicas, galhos e folhas de podas de árvores. Vale lembrar que os ecopontos das Administrações Regionais recebem os mesmos materiais dos ecopontos. A exceção é o material de construção, que deve ser levado diretamente aos ecopontos.
A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente vem distribuindo um novo folheto com informações sobre os ecopontos e também sobre o Recicla Mogi, o programa de coleta seletiva de Mogi das Cruzes. A publicação traz informações importantes sobre os materiais que podem ser reciclados, assim como os endereços, horários de funcionamento e telefones dos ecopontos e Administrações Regionais.