Mogi das Cruzes agora participa do "Dezembro Verde" para o combate e a conscientização sobre o abandono de animais. Foi aprovada pela câmara e está em vigor a Lei 7.368/2018, que institui a campanha no mês em que a prática é mais comum. De acordo com estudos, o número de animais abandonados cresce significativamente no fim do ano, quando se aproxima o período de férias e viagens.
O abandono é um crime que vem se agravando pelo crescente aumento populacional, tanto dos animais de rua, quanto os que possuem um lar, mas cujos proprietários não praticam a guarda responsável e acabam submetendo seus cães e gatos a cruzamentos indesejados. Por esse motivo, Mogi mantém o Programa Permanente e Gratuito de Castração, que tem como foco diminuir a incidência de animais de rua, reduzir o abandono e divulgar informações sobre posse responsável.
Semanalmente, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promove uma atividade educativa sobre posse responsável e cuidados pré e pós-operatórios preparatória para a cirurgia de castração de cães e gatos. A palestra é realizada no auditório do prédio da Secretaria Municipal de Saúde, na rua Manuel de Oliveira, 30, no Mogilar, sempre às sextas-feiras, das 13h30 às 15 horas.
Os interessados devem comparecer munidos de comprovante de endereço, documento oficial com foto e carteira de vacinação do animal ou comprovante. Não é necessário levar o animal, mas é obrigatório ser morador da cidade.
A participação na atividade educativa é uma condição para a marcação da cirurgia de castração, que pode ser realizada no CCZ ou no Centro de Bem Estar Animal, localizados no distrito de Cezar de Souza, ou no Petmóvel, que promove o atendimento de forma itinerante, sempre aos sábados, em bairros diversos da cidade. Nesta semana, está no Cocuera.