Foi iniciada ontem a construção do Centro de Segurança Integrada (CSI) de Poá, que será instalado na rua Herculano Duarte Ribas, na região central. O prefeito Gian Lopes (PR) acompanhou a cerimônia junto com o deputado estadual André do Prado (PR), secretários municipais e vereadores. Os recursos para o projeto foram garantidos por meio do governo estadual e as obras devem ser concluídas em aproximadamente nove meses.
Segundo explicou o prefeito, o CSI contará com um trabalho conjunto da Guarda Civil Municipal (GCM) e das polícias civil e militar. Será um equipamento para melhorar o monitoramento na cidade contando com as melhores ferramentas tecnológicas para serem aliadas no trabalho das polícias e no combate ao crime. "Estamos iniciando hoje a grandiosa e importante obra do CSI, equipamento que vai melhorar muito a segurança no nosso município", comentou.
O deputado Prado destacou a importância da construção do CSI, que é um sonho da cidade. "Investir em segurança pública é muito importante. Já contamos com este equipamento em Guararema e com ele foram diminuídos todos os índices de criminalidade, aumentando assim a sensação de segurança da nossa população e é isso que o prefeito está trazendo para cidade de Poá", disse.
O prefeito de Poá agradeceu o empenho do deputado na busca por recursos e projetos para a cidade. "Ele conseguiu os recursos estaduais para construção do CSI e em breve teremos mais de cem câmeras instaladas nos pontos principais do município, para melhorar e muito a questão da nossa segurança na cidade", adiantou.
De acordo com secretário de Segurança Urbana, Carlos Setsuo, além do CSI, operações conjuntas com a PM serão realizadas na cidade. "A segurança da população é uma prioridade da administração. E é importante reforçar que também estamos sempre de portas abertas para ouvir sugestões e receber as demandas dos poaenses, além de sempre buscar projetos que visem a melhoria da qualidade de vida dos munícipes", afirmou.
A pasta vai convocar em breve as pessoas aprovadas em concurso público para o curso preparatório para atuação na GCM e devem reforçar o efetivo da Guarda Municipal. A prefeitura já solicitou o reforço do efetivo da PM na cidade.
Também acompanharam o evento os secretários de Obras Públicas, de Planejamento, Orçamento, Gestão e de Habitação de Interesse Social, Augusto de Jesus; de Serviços Urbanos, Alexandre Rossi de Pinho, o Leta; de Esportes, Luiz Antonio Soares de Oliveira, o Tonho de Calmon; os vereadores Welson Lopes, Lázaro Borges, Deneval Dias, Francisco Paulo Garcez, o Garcez do Proerd, Marcílio Duarth e David de Araújo Campos, o Tio Deivão; e o comandante da GCM, Alexandre Guarnieri.