A interligação entre a Rota da Luz, que passa por Mogi das Cruzes e Guararema com sentido a Aparecida, e o Caminho do Sal, que liga a cidade com São Bernardo do Campo e Santo André, é a proposta do Caminho dos Vales. O projeto foi apresentado esta semana ao governo do Estado pelo secretário de Cultura e Turismo, Mateus Sartori.
A expectativa é de que até o início de 2020, a nova rota já esteja recebendo visitantes, partindo de Taiaçupeba com destino a Sabaúna. "O Caminho dos Vales vai interligar duas rotas já estabelecidas. Um pequeno trecho passa por Biritiba Mirim e vamos conversar para que a cidade sinalize esta parte. A partir daí, o caminho volta para Mogi, sai em Sabaúna e segue pela Rota da Luz", explica Sartori.
A Rota da Luz, criada em 2016, integra o projeto Caminha São Paulo do governo do Estado, e é destinada para romeiros que seguem a pé para Aparecida. Já o Caminho do Sal, lançado no ano passado, é voltado a ciclistas, com trilhas que remetem aos trajetos dos tropeiros pelo interior do país. A interligação, por meio do Caminho dos Vales, depende agora, segundo o secretário, do repasse do governo estadual.
Sartori assumiu o Turismo no ano passado, no início do mandato do prefeito Marcus Melo (PSDB). "Foi uma novidade bem interessante. Estou fazendo graduação em Turismo. Em menos de dois anos, conseguimos quase R$ 6 milhões para vários projetos. Foi um desafio porque tivemos que correr atrás destes recursos", avalia. Entre os projetos que devem sair do papel, o diretor lista a construção do Pavilhão de Exposições do Parque Leon Feffer, a implantação de infraestrutura no Pico do Urubu e melhorias nos museus da cidade.
No ano passado, Mogi se tornou Município de Interesse Turístico (MIT), o que garante recursos anuais de R$ 600 mil. Os recursos do MIT de 2019 devem ser investidos em um projeto de cicloturismo, apresentado na última segunda-feira. "Vamos sinalizar e estruturar 27 trilhas da cidade, totalizando 150 quilômetros", destaca Sartori, que apresentou em abril o destino da verba deste ano, voltada para a reforma e tecnologia dos museus da cidade.