A Secretaria de Assistência Social de Ferraz de Vasconcelos realizou ontem mais uma ação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Com o tema #ChegaDeTrabalhoInfantil, a iniciativa contou com faixas expostas na avenida Governador Jânio Quadros, no Parque São Francisco, em frente à estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) Antônio Gianetti Neto, panfletagem e orientação aos comerciantes.
Esta é a segunda ação neste sentido. A primeira ocorreu no último dia 30 na avenida Brasil, em frente à estação da CPTM de Ferraz, onde os munícipes que passavam pela praça da Independência puderam saber mais sobre o tema.
Estas sensibilizações são necessárias, pois fazem parte das atribuições do Peti. O programa visa o mapeamento de crianças em situação de trabalho infantil na cidade. Depois desta fase concluída, as crianças e adolescentes que estiverem neste quadro, receberão os respectivos encaminhamentos.
De acordo com a assessora de departamento da Assistência Social, Cíntia Casanova Kehr, as ações vem ao encontro de muitas dúvidas que rodeiam o tema. "Não é errado o adolescente trabalhar. Errado é ele perder seus direitos de educação, lazer. Vindo até a população, nós conseguimos sanar alguns destes embaraçamentos", afirmou Cíntia.
O titular da pasta, Rodrigo de Freitas Siqueira, destacou que nem sempre os munícipes são totalmente abertos a discutir o assunto. "Nestas mobilizações, a gente se depara com muitas pessoas que falam que é melhor que o jovem trabalhe, mas não sabem que isso pode beneficiar o adulto com mão de obra barata, rápida e fácil", disse Siqueira.