O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR), foi reeleito à presidência do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), na manhã de ontem. A única mudança na diretoria foi no cargo de 2º tesoureiro, antes ocupado pelo prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), quem ocupa o cargo agora é o prefeito de Salesópolis Vanderlon Oliveira Gomes (PR). 
O prefeito de Santa Branca, Celso Simão (PSDB), foi convidado para participar do evento que reelegeu Ashiuchi. Segundo o tucano, o município possui uma grande dificuldade de repasse de verbas frente ao governo federal. Para Ashiuchi, o aumento de repasses às prefeituras será um dos pontos a serem tratados da agenda de 2019. "Essa dificuldade de municípios menores, como Santa Branca, em receber repasses de verbas mostra a importância de uma região possuir um consórcio como o Condemat, para fortalecer os pedidos das demandas que as cidades necessitam, frente ao governo federal".
Um dos benefícios do consorcio para cidades envolvidas é a realização de ações conjuntas, como por exemplo a integração da compra dos remédios de alto custo para que seja possível o barateamento, conforme já discutido em reunião este ano. Ashiuchi citou a demanda e disse que será uma das metas para o ano que vem. 
Em 2019 o consórcio vai se empenhar para solucionar as demandas que a região espera para ser realizada há anos, como as obras de duplicação do trecho de Arujá da rodovia Mogi-Dutra (SP-88) - que está avançando a cada dia -, controle de escoamento da água da chuva para evitar alagamentos nas cidade de Santa Branca, Guararema e Salesópolis; conclusão da Alça do Rodoanel que é uma demanda das cidades de Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Suzano e a conclusão dos Hospital das Clínicas, em Suzano que terá um atendimento regional.
Ashiuchi ressaltou que outro ponto da agenda para o ano que vem é ir até os ministros e secretários em Brasília para levar as demandas das prefeituras que fazem parte do Condemat. "Vamos pedir que cada prefeitura traga uma demanda para já, em janeiro, levarmos esses pedidos para o Palácio do Planalto", comentou o presidente do consórcio. O prefeito de Suzano comentou ainda sobre os desafios com a mudança de governo. "Todo começo de gestão existem cortes. A dificuldade que teremos será a nossa adequação às prioridades do novo governo federal e para entender qual será o plano econômico da nova gestão", supôs.
O Condemat fica em Mogi das Cruzes, e é formado pelo Conselho de Prefeitos e Conselho Fiscal. A estrutura contempla o funcionamento de 17 Câmara Técnicas nas principais áreas das gestões municipais e grupos de trabalhos para temas específicos.
*Texto supervisionado pelo editor.